terça-feira, 27 de junho de 2017

Compesa diminui em cinco dias o racionamento de água em Caruaru

Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai diminuir o racionamento de água em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A partir desta terça-feira (27), o tempo sem água nas torneiras será reduzido de 20 para 15 dias. A mudança foi definida pelo governador Paulo Câmara durante reunião com presidente da estatal, Roberto Tavares

O novo rodízio será de cinco dias com água para 15 dias sem, reduzindo em 5 dias o intervalo sem água. “Sabemos das dificuldades que a seca prolongada trouxe para todo o Agreste e o Governo tem feito o possível para reduzir esse impacto. Essa é mais uma medida nessa direção”, afirmou Paulo Câmara.

"Fizemos uma apresentação ao Governador das medidas que estamos adotando para melhorar o abastecimento de Caruaru e das cidades do entorno", afirmou Roberto Tavares.

Em função das chuvas que vem caindo na região do município de Bonito, onde está localizada, a Barragem do Prata alcançou índice de 79,4 % da sua capacidade total de armazenamento, que é de 42 milhões de metros cúbicos de água. O volume acumulado já garante segurança hídrica para prorrogar o uso da água do Prata até o próximo verão.

A recuperação da Barragem do Prata trouxe uma grande esperança para a cidade de Caruaru, que teve o rodízio ampliado desde o colapso da Barragem de Jucazinho, localizada em Surubim, em setembro de 2016. Nesse período, foi preciso implantar um calendário de quatro dias com água e 12 dias sem, que vigorou até fevereiro de 2017.

Em março o calendário foi novamente ampliado para cinco dias com água e 20 dias sem, o que permaneceu até esta segunda-feira. O nível do reservatório vem melhorando desde o início do ciclo de chuvas, em maio, quando saiu da situação de pré-colapso e desde então, a barragem vem se recuperando de forma satisfatória.

Além do Sistema do Prata, a Compesa estava usando o Sistema Pirangi, um investimento de R$ 60 milhões, construído em oito meses, para o socorrer a população de Caruaru e mais cinco cidades do Agreste. Com as chuvas torrenciais havidas no final de Maio a enchente do Rio Pirangí provocou inundação da Estação de Bombeamento, queimando os painéis elétricos e impedindo o seu funcionamento. Os equipamentos ainda estão em manutenção e a previsão é de 45 dias para o retorno da operação do Sistema Pirangi. Quando isso ocorrer, teremos os 2 sistemas funcionando.

"Apesar de toda a crise financeira existente no País, continuarei a dar prioridade aos investimentos em recursos hídricos em nosso Governo. Além de acelerar a Adutora do Agreste, no próximo mês lançaremos mais uma obra importante para a região: a Adutora de Serro Azul", pontuou o governador Paulo Câmara.

A expectativa da Compesa é reduzir ainda mais o calendário de distribuição e assim ofertar mais água para a cidade de Caruaru e demais cidades. Isso ocorrerá assim que a obra para ampliação das estações de bombeamento do Sistema do Prata/ Pirangi for concluída, em setembro deste ano. O governador Paulo Câmara autorizou o investimento de R$ 2,6 milhões para instalação de novos conjuntos de motobombas mais potentes, cujas obras estão em andamento, e vai possibilitar o aumento da capacidade transporte de água do sistema de 740 litros por segundo para 950 l/s.

Do G1 Caruaru

0 comentários:

Postar um comentário